Tradutor

Mostrando postagens com marcador umbanda. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador umbanda. Mostrar todas as postagens

quarta-feira, 26 de março de 2014

PONTOS DE CHAMADA

 
Ô Gira ê, Gira ê, Gira ê
Ogum Iara
Sarava Ogum Megê!
Ô Gira ê, Gira ê, Gira ê
Ogum Iara
Sarava Ogum Megê!
 
Eu tenho Oxóssi,
Pai Xango,
E Mae Jupira,
Eu tenho a Umbanda pra me defender!
 
E o Pai Ogum que é o dono da gira,
Ô corre a Gira que eu quero ver!
E o Pai Ogum que é o dono da gira,
Ô corre a Gira que eu quero ver!
 
 
Caboclo pisa, pisa no terreiro
Teu povo está te chamando
Caboclo vem ligeiro.
 
Ô pisa, ô pisa, ô pisa devagar.
Caboclo verdadeiro pisa em qualquer lugar!
 
 
Salve Ogum Megê,
Ogum Rompe Mato, Ogum Naruê!
 
Ele trabalha na areia
Meu Pai!
Ele trabalha no Mar!
Ele trabalha na areia
Meu Pai!
Com a força da Mãe Sereia!
 
 
 


PONTOS DE ORIENTE

 
De quando em quando
Quando eu venho de Aruanda.
Trazendo pemba pra salvar Filho de Fé.
 
Ô Marinheiro olha a costa do mar.
Ô Japonês, ô Japonês,
Olha a costa do mar.
Ô Marinheiro olha a costa do mar.
Ô Japonês, ô Japonês,
Olha a costa do mar.
 
Ogum, Ogum de Tibiri
Olha a costa do Mar
Que é do Oriente
Ô Marinheiro olha a costa do mar.
Ô Japonês, ô Japonês,
Olha a costa do mar.
 
 


PONTOS DE POVO DA MATA



Tupinambá, Tupinambá
Chama tua falange
Venha trabalhar!
Tupinambá, Tupinambá
Chama tua falange
Venha trabalhar!
 
Olha o batuque no terreiro,
É Tupinambá!
Olha o Batuque no terreiro,
 É Tupinambá!
 
Mas ele é caboclo
Da pele vermelha,
Caboclo atira flecha
Para todo mal levar!
 
 
 
 
Lá na mata piou uma Coral
Anunciando que seu povo vem ai.
 
Ele é Caboclo,
Ele é Caboclo da falange Guarani.
 
Ele é Guerreiro,
Ele é Guerreiro da falange Guarani.
 
 
Na sua aldeia onde ele é Caboclo
É Rompe Mato
Seu Arranca Toco.
 
Na sua Aldeia,
Lá na Jurema,
Não se faz nada sem a Lei Suprema.
Na sua Aldeia,
Lá na Jurema,
Não se faz nada sem a Lei Suprema.
 
 
 
 
 
Oxóssi assoviou
Pra passar no Humaitá!
 
Ele só dá entrada para filho de Oxalá
Ele só dá entrada para filho de Oxalá.
 
 
Jurema, ô Juremê, Jurema!
Jurema, ô Juremê, Jurema!
 
Ela é cabocla flexeira,
Atira flecha pro ar.
Atirou numa Jiboia
Acertou na Cobra Coral.
 
Jurema sua flecha caiu
Mas ninguém viu onde caiu.
Jurema sua flecha caiu
Mas ninguém viu onde caiu.
 
Eu vou chamar o Caboclo Ventania
Só ele sabe aonde sua flecha caía.
 
 
Que lindo Capacete de Penas
Que traz a Cabocla Jurema
Que lindo Capacete de Penas
Que traz a Cabocla Jurema.
 
Jurema ela é Rainha do Congar!
Aruê, Aruê, Aruá.
Jurema ela é Rainha do Congar!
Aruê, Aruê, Aruá.
 
 
Como é lindo os cabelos de Jurema.
Olhos brilhantes como o Luar,
Salve a Jurema,
Saia encarnada,
Veio das matas,
Pra trabalhar.
 
 
 
 
 
 

sábado, 1 de março de 2014

Pontos de Ogum, São Jorge!

 
 
 
Ogum levante a sua bandeira
Bandeira Branca, Verde ou Encarnada!
Ogum nos campos de batalha
Ele desceu a Serra e não perdeu soldados.
 
Ogum é Rei e não perde Demanda
Na sua Aldeia todos tem que chegar.
 
Ogum Megê,
Rei da Terra,
Rei do Mar!
 
Ogum Megê,
Rei da Terra,
Rei do Mar!
 
 
 
São João Batista enviado de Jesus,
Guiai vossos filhos ao caminho da Luz
Se vires um filho caído no chão,
Levanta, Levanta
São todos irmãos.
Que filho de Umbanda, não fica no chão
 
Oh Jorge, Oh Jorge
Vem de Aruanda
Vem Salvar os nossos filhos.
São Jorge venceu demanda.
 
Ogum, Ogum, meu Pai!
Foi o Senhor mesmo quem disse
Que filho de Umbanda não cai.
Foi o Senhor mesmo quem disse
Que filho de Umbanda não cai.
 

Ele é soldado de Cavalaria
É Capitão, é o maior da Guia.
Oh Virgem, Virgem
Nosso Salvador!
Salve São Jorge o nosso Defensor!
 
 
Qual é o maior nas Espadas?
Vem comandando a sua Cavalaria?
Mas ele é...
São Jorge!
Estrela Dalva é a nossa Guia.
 
Meu Pai, que cavaleiro é aquele?
Que pisa no chão,
Estremece o Dragão?
Mas ele é São Jorge, o Guerreiro!
Que é vencedor das suas Demandas!
 
 
Oh Gira ê, gira ê, gira ê
Ogum Yara, Sarava Ogum Megê!!
 
Oh Gira ê, gira ê, gira ê
Ogum Yara, Sarava Ogum Megê!!

 
Eu tenho Oxóssi, pai Xangô e mãe Jupira.
Eu tenho a Umbanda pra me defender.
 
E o pai Ogum que é o dono da Gira,
Oh corre a Gira que eu quero ver.
E o pai Ogum que é o dono da Gira,
Oh corre a Gira que eu quero ver.
 
Aruanda, Aruanda
Sarava, Sarava!
Aruanda, Aruanda
Sarava, Sarava!
 
 
Na porta da Calunga eu vi, eu vi
Um moço de preto a sorrir.
Calunga, Nanaruê
Calunga de Ogum Megê!
Calunga, Nanaruê
Calunga de Ogum Megê!
 
 
Se meu Pai é Ogum, Ogum!!!! 
Vencedor de Demanda.
Quando vem de Aruanda é pra salvar filho de Umbanda!
Ogum Ogum Ogum Yara
Ogum Ogum Ogum Yara
Salve os campos de batalha
Salve a Sereia do Mar!
Ogunhê!! Ogum Yara!
 
 
 

domingo, 28 de julho de 2013

CIGANA WLANASHA

 
É uma cigana linda, de pele clara e cabelos amarelados que lembram uma espiga de milho e que brilham como ouro, quando em contato com o sol. Wlanasha só usa roupas de cor amarelo ouro e com muito brilho. Seu metal preferido é o ouro; seu cristal é o topázio.
No pescoço usa um cordão de ouro, que tem no centro um topázio em forma de pirâmide. Usa no pulso um lenço amarelo, amarrado e com as pontas soltas.
Na cabeça usa um lenço dourado e brincos de ouro, em forma de leque. Enquanto esta incorporada, segura na mão uma rosa amarela.As velas e as rosas em sua magia são sempre amarelas.
Ela não faz magia para o mal; suas magias preferidas são aquelas feitas para defesa contra armadilhas dos inimigos e contra a inveja. Wlanasha manuseava suas cartas desde os seis anos de idade.
A fase da Lua de sua preferência era a crescente. Wlanasha, a cigana preferida de Bel-Karrano (Deus-Céu) é irmã gêmea do cigano Wladimir. Por isso, sempre que entregamos uma oferenda para a cigana Wlanasha, temos de entregar outra para o cigano Wladimir.

Cigano Igor





 
Quando príncipe ele amava uma jovem de 16 anos e sua família e a dela não aceitaram, os pais dela enviaram-na para um lugar distante e nunca mais se encontraram.
Ele saiu de sua tribo atrás dela e não achando-a ele virou um pirata, assim teria a oportunidade de encontra-la.
 
Ele desencarnou em um naufrágio, junto com sua tripulação um negro, um oriental(chinês)e um outro cigano (cozinheiro com um olho de vidro),sendo que ele aparece hora como cigano quando era príncipe e hora como um pirata, ele trabalha especificamente para o amor, e quem tem esse cigano em sua vida sempre terá facilidade em ter o amor ,porém o mesmo não dura, como não durou o dele. obs. ele nunca mais há encontrou. Ele tinha uma pouco mais de 30anos de idade em seu desencarne.
 
Esse cigano gosta de bebidas(vinho, conhaque, rum), tendo uma preferência por carne de coelho e javali, sua oferendas podem ser entregues assim como em uma pracinha (quanto mais pessoas em volta melhor) como também em baixo de uma árvore frutífera.
Sendo que ,ele faz parte da mesma família de Cigano Pablo (seu pai).
 
Ele é um cigano que não se encontra uma literatura sobre a sua vida, pois o mesmo assim como não gosta de incorporar no seu médium, ele normalmente emana suas vibrações através de sonhos, premonições ,cartas (ele prefere os dados), e insights durante o dia ,isso pelo motivo de ele ser mais solitário.
 
Sua magia para o amor normalmente tem muito mel, vinho e incenso, e por ser um cigano que trabalha para a união afetiva, deve-se ter em sua oferenda um par de alianças amarradas por 7 fitas mimosas (várias cores) menos preto, apesar de ele não ter problemas com a cor preta , pois ele ¨chega¨ na sessão de Umbanda na gira de exú e pomba gira, nas casas onde não se tem uma sessão para o povo cigano em separado. Como é um cigano que viveu para o amor e passou parte de sua vida no mar, ele é um pouco melancólico, e suas canções são as mais tristes de se ouvir ,porém ao cantar ¨encantar¨ ela para a sua amada, a mesma fica apaixonada para sempre.
 
Cigano de estatura mediana para alta, exibe-se hora de vermelho e preto , hora de azul turquesa, sendo que ele pode usar a forma ,roupas e cores que melhor lhe agrada e conforme o momento e local onde se encontra.
 
Não é muito afeito a conversas, sendo as vezes muito rude , assim como num momento de necessidade ,pode dar palavras altamente reconfortantes, até mesmo dentro de um hospital para um enfermo em final de sua vida. OS CAMPOS E O MAR SÃO SEUS CAMPOS DE VIBRAÇÕES.

Cigano Wladimir

 

Wladimir apaixonou-se perdidamente uma Cigana de sua Tribo, só que esse sentimento pela tal Cigana também surgiu dentro do coração de seu irmão.
Para decidir a questão, o irmão de Wladimir propôs um duelo em que ambos disputariam a amada.
Para não fugir à tradição, conta-se que Wladimir aceitou a proposta e dirigiu-se então para o tal duelo, porém, na hora exata de desfechar o golpe, percebeu ele que levaria vantagem, só que essa vantagem significava a possibilidade de matar o próprio irmão.
Aí então, Wladimir tem uma reação totalmente surpreendente para todos que assistiam o duelo, ou seja, não agrediu, ao contrário, não esboçou qualquer reação e assim então, acabou sendo apunhalado pelo próprio irmão, caindo morto em seguida.
A continuidade da história tem um desfecho um tanto quanto trágico, pois a tal Cigana vendo seu amado caído no chão, morto com um punhal cravado no peito, caiu por sobre seu corpo e chorando retirou o punhal do peito de Wladimir, cravando-o em seguida em seu próprio peito, ato este que culminou também em sua morte.
 
 
 
 
Era moreno-claro, de olhos e cabelos pretos.
Conta sua história que este cigano é “do mundo”!
É protetor do trabalho, consola e ajuda à todos os que estão momentaneamente sem ele.
Cigano imperioso e trabalhador, gosta das coisas boas da vida, que depois do trabalho seriam:mulher, mulher e mulher, depois música e comida.
Responsável, falante e guerreiro, os que não tem medo de lutar podem ir até ele.


SUAS ROUPAS
Wladimir usava roupas diferentes, conforme a fase da lua.
O detalhe constante nessas roupas é que a calça era sempre da mesma cor do colete de veludo que ele vestia por cima da blusa.

Na Lua cheia, ele usava blusão vermelho com colete e calça azul-turquesa;
na Lua crescente, blusão branco, colete e calça brancos rebordados com fios de prata;
na Lua nova, blusão azul-turquesa, colete e calça vermelhos rebordados com pedras coloridas; e
na Lua minguante, blusão branco de mangas compridas, colete e calça marrons e uma faixa branca na cintura.
Em todas as fases da Lua ele usava na cintura uma faixa branca, na qual trazia o seu punhal de prata.


SEUS ADEREÇOSOS
O lenço que Wladimir usava na cabeça era de cores diferentes, conforme a fase da Lua.Era azul na Lua cheia, branco no quarto crescente e vermelho na Lua nova.
Na orelha esquerda ele trazia uma argola de ouro e, no pescoço, um cordão de ouro com um medalhão antigo de seu clã.


SUA MAGIA 
O Cigano Wladimir aprendeu a tocar violino com seis anos de idade.
Hoje, quando chega à Terra como espírito,pede logo o seu violino e começa a tocar antigas músicas eslavas.


Um detalhe importante:
Quem tem esse Cigano na aura não precisa saber tocar violino, pois, ao chegar, ele traz a essência da música.
Esse é o mistério de Wladimir.

CIGANOS na Umbanda



São entidades que há muito tempo trabalham na Umbanda, mas normalmente se manifestam sob domínio de outras linhas como a linha da esquerda, a linha do oriente, entre outras. Isso é possível pelo fato da energia de trabalho ser a mesma, o que muda é a forma de manipular os fluídos, uma vez que os ciganos usam uma relação material, energética, elementar e natural, assim como o povo da esquerda, enquanto que o povo do Oriente manipula essas elementos através de seu magnetismo espiritual.
 
Sempre se faz necessário deixar claro que uma coisa é ‘Magia do Povo Cigano’, ou ‘Magia Cigana’, e outra coisa bem diferente são as Entidades de Umbanda que se manifestam nesta linha de trabalho. Existe uma pequena semelhança somente no poder da Magia, mas suas atuações são bem diferentes pois as Entidades de Umbanda trabalham sob domínio da Lei e dos Orixás, conhecem Magia como ninguém e, principalmente, não vendem soluções ou adivinhações.
 
Entre as legiões de Ciganos os nomes mais conhecidos são: Cigano Pablo, Wlademir, Ramirez, Juan, Pedrovick, Artemio, Hiago, Igor, Vitor e tantos outros. Da mesma forma temos as ciganas, como: Esmeralda, Carmem, Salomé, Carmencita, Rosita, Madalena, Yasmin, Maria Dolores, Zaira, Sunakana, Sulamita, Wlavira, Iiarin, Sarita e muitas outras também.
 
Os espíritos que se manifestam como Ciganos na Umbanda não trabalham a serviço do mal ou para resolver nossos problemas a qualquer custo, mas é importante saber que eles dominam a MAGIA e preservam a LIBERDADE e ,tanto quanto em  qualquer outra linha de trabalho da Umbanda, teremos aqueles espíritos que não agem dentro do contexto da Lei, os chamados ‘quiumbas’, que se encontram espalhados pela escuridão e a serviço das Trevas. Portanto, é imprescindível o bom nível espiritual do médium para trabalhar com essa linha para que não atraia esses tipos de espíritos pela Lei da Afinidade.
 
Os Ciganos usam muitas cores em seus trabalhos, mas cada Cigano tem sua cor de vibração no plano espiritual e uma outra cor de identificação. Uma das cores, a de vinculação vibracional, raramente se torna conhecida mas a de trabalho deve sempre ser conhecida para prática votiva das velas, roupas, etc.
 
É muito comum os Ciganos usarem em seus trabalhos moedas antigas, fitas de todas as cores, folha de sândalo, punhal, raiz de violeta, cristal, lenços coloridos, folha de tabaco, tacho de cobre, de alumínio, cestas de vime, pedras coloridas, areia de rio, vinho, perfumes, baralho, espelho, dados, moedas, medalhas e até as próprias saias das ciganas, que são sempre muito coloridas, como grandes instrumentos magísticos de trabalho.
 
Os Ciganos são dotados de uma sabedoria esplendorosa, trabalham com lindos encantamentos e magias e os fazem por força de seus próprios mistérios, escolhendo datas certas em dias especiais sob a regência das diversas fases da Lua.
 
Gostam muito de festas e todas elas devem acontecer com bastante música, dança, frutas, todas que não levem espinhos de qualquer espécie, com jarras de vinho tinto com um pouco de mel e ainda podemos fatiar pães do tipo broa, passando em um de seus lados molho de tomate com algumas pitadas de sal ou mel. Não podemos esquecer: flores silvestres, muitas rosas, velas de todas as cores e, se possível, incenso de lótus.
 
Adoram fogueiras onde dançam e cantam a noite toda, aproveitando do poder das salamandras para consumir todo o negativismo e acender a chama interna de cada Ser.
 
Os Ciganos têm em Santa Sara Kali as orientações necessárias para o bom andamento das missões espirituais.
 
Salve o Povo Cigano!
 
 
 
Símbolos Ciganos
 
TAÇA – simboliza união e receptividade. Qualquer líquido cabe nela e adquire sua forma. Tanto que, no casamento cigano, os noivos tomam vinho em uma única taça, que representa valor e comunhão eterna.
 
CHAVE – simboliza as soluções. É usada para atrair boas soluções de problemas. O símbolo da chave, quando em trabalho, costuma atrair sucesso e riquezas.
 
ÂNCORA – simboliza segurança. É usado para trazer segurança e equilíbrio no plano físico, financeiro e para se livrar de perdas materiais.
 
FERRADURA – simboliza energia e sorte. É usado para atrair energia positiva e boa sorte. A ferradura representa o esforço e o trabalho. Os ciganos têm a ferradura como poderoso talismã, que atrai a boa sorte, a fortuna e afasta a má sorte.
 
LUA – simboliza a magia e os mistérios. A lua é usada geralmente pelas ciganas para atrair percepção, o poder feminino, a cura e o exorcismo, atentando-se sempre para as fases: nova, crescente, cheia e minguante. A lua cheia é o maior elo de ligação com o sagrado, sendo chamada de madrinha. As grandes festas sempre acontecem nas noites de lua cheia.
 
MOEDA – simboliza proteção e prosperidade. É usada contra energias negativas e para atrair dinheiro. A moeda é associada ao equilíbrio e à justiça e relacionada às riquezas materiais e espirituais, que são representadas pela cara e coroa. Para os ciganos, cara é o ouro físico, e coroa, o espiritual.
 
PUNHAL – simboliza a força, o poder, vitória e superação. É muito usado nos rituais de magia, tem o poder de transmutar energias. Os ciganos também usavam o punhal para abrir matas, sendo então, um dos grandes símbolos de superação e pioneirismo, além da roda. O punhal também é usado nas cerimônias ciganas de noivado e casamento, onde é feito um corte nos pulsos dos noivos e em seguida os pulsos são amarrados em um lenço vermelho, representando a união de duas vidas em uma só.
 
TREVO – simboliza a boa sorte. É o símbolo mais tradicional de boa sorte, traz felicidade e fortuna. É raro encontrar um trevo de quatro folhas na natureza, mas quando se encontra pode-se esperar sempre prosperidade.
 
RODA – simboliza o ciclo da vida. A Samsara representa o ir e vir, o circular, o passar por diversos estados, o ciclo da vida, morte e renascimento. É usada para atrair a grande consciência, a evolução, o equilíbrio, é o grande símbolo cigano e é representado pela roda dos vurdón que gira. Samsara (sânscrito) – Literalmente significa “viajando”, o ciclo de existências, uma sucessão de renascimentos que um ser segue através de vários modos de existências até que alcance a liberação. Vurdón (romanês ou romani – dialeto cigano) significa “carroção”.
 
CORUJA – simboliza “o ver totalmente”. É usado para ampliar a percepção com a sabedoria possibilitando ver a totalidade: o consciente e o inconsciente.

Oração a Santa Sara

Santa Sara, minha protetora, cubra-me com seu manto celestial. Afaste as negatividades que porventura estejam querendo me atingir. Senhora, protetora dos Ciganos, sempre que estivermos nas estradas do mundo proteja-nos e ilumine nossas caminhadas.
Santa Sara, pela força das águas, pela força da Mãe-Natureza, esteja sempre ao nosso lado com seus mistérios. Nós, filhos dos ventos, das estrelas, da lua cheia e do Pai, só pedimos a sua proteção contra os inimigos.
Ilumine nossas vidas com seu poder celestial, para que tenhamos um presente e um futuro tão brilhantes, como são os brilhos dos cristais. Ajude os necessitados, dê luz para os que vivem na escuridão, saúde para os que estão enfermos, arrependimento para os culpados e paz para os intranquilos.
Santa Sara, que o seu raio de paz, de saúde e de amor possa entrar em cada lar neste momento. Dê esperança de dias melhores para essa humanidade tão sofrida.  Santa Sara milagrosa, protetora do Povo Cigano, abençoe a todos nós, que somos filhos do mesmo Deus.
Muito Axé a todos!
 
 
Fonte:http://www.minhaumbanda.com.br/blog/?p=2561

sábado, 29 de setembro de 2012

Esclarecendo - Por favor, Leiam com atenção!

Oi Pessoal, agradeço a todos vocês pelos comentários, e pelas visitas que recebo todos os dias.
Só nao estou de acordo é que: pessoas que visitam meu BLOG acham que sou "Mãe de Santo", Babalorixá, etc... Mas NÃO!
Sou apenas uma Médium normal, que nao tem casa espiritual própria, e que está aqui nesse blog para postar todo seu conhecimento e aprender também.
Peço à vocês que nao me contem suas historias de vida. Não estou dispensando ajuda, mas acontece que, muitas pessoas contam suas vidas pra mim, achando que vou resolver, e não. Não faço isso porque 1º que nao sou preparada e 2º que nao faria essas coisas, principalmente, ON-LINE, né?! Não tenho nada contra as pessoas que divulgam Jogo de Cartas e Búzios online na Internet. Mas, só acho, que a Internet nao é lugar para fazer essas coisas, a "coisa" tem que ser "cara a cara".
Bom, acho que era isso.
Era só pra avisar, porque as pessoas contam comigo pra uma coisa que eu nao sei e nao posso fazer.
Desculpem Qualquer coisa Pessoal.
Naveguem a vontade, e muito Axé Pra Vocês!!
 
Andressa Cerqueira

LENDA DE XANGÔ

Xangô era rei de Oió, o mais temido e respeitado de todos os reis. Mesmo assim, um dia seu reino foi atacado por uma grande quantidade de guerreiros que invadiram a cidade violentamente, destruindo tudo e matando soldados e moradores numa tremenda fúria assassina. Xangô reagiu e lutou bravamente durante semanas. Um dia, porém, percebeu que a guerra tornara-se um caminho sem volta. Já havia perdido muitos soldados e a única saída seria entregar sua coroa aos inimigos. Resolveu então procurar por Orunmilá e pedir-lhe um conselho para evitar a derrota quase certa. O adivinho mandou que ele subisse uma pedreira e lá aguardasse, pois receberia do céu a iluminação do que deveria ser feito. Xangô subiu e quando estava no ponto mais alto do terreno foi tomado de extrema fúria. Pegando seu oxê, machado de duas lâminas, começou a quebrar as pedras com grande violência. Estas ao serem quebradas, lançavam raios tão fortes que em instantes transformaram-se em enormes línguas de fogo que, espalhando-se pela cidade, mataram uma grande quantidade de guerreiros inimigos. Os que restaram, apavorados, procuraram os soldados de Xangô e renderam-se imediatamente pedindo clemência. Levados até ao rei, os presos elegeram um emissário para servir-lhes de porta voz. O homem escolhido foi logo se atirando aos pés de Xangô. Desculpou-se pedindo perdão. Humilhando-se, explicou que lutavam, não por vontade própria, e sim forçados por um monarca, vizinho de Oió, que tinha um grande ódio de Xangô e os martirizava impiedosamente. Xangô, altamente perspicaz, enxergou nos olhos do guerreiro que ele falava a verdade e perdoou a todos, aceitando-os como súditos de seu reino. Assim tornou-se conhecido como o orixá justiceiro que perdoa quando defrontado com a verdade, mas que queima com seus raios os mentirosos e delinqüentes.

Luiz Carlos Pereira

http://aumbandacomoelae.blogspot.com.br/2007/09/lenda-de-xang.html

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

27 de Satembro

Cosme, Damiao e Doum.

 
 
 
Cosme e Damião foram martirizados na Síria, porém é desconhecida a forma como morreram. Seu culto já estava estabilizado no Mediterrâneo no século V. Perseguidos por Diocleciano, foram trucidados e muitos fiéis transportaram seus corpos para Roma, onde foram sepultados no maior templo dedicado a eles, feito pelo Papa Félix IV (526-30), na Basílica no Fórum de Roma com as iniciais SS - Cosme e Damião.
Alguns relatos atestam que eram originários da Arábia, mas de pais cristãos. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Surgiram várias versões, mas nenhuma comprovada com fundamento histórico. Em uma das fontes, explica-se que eram dois irmãos, bons e caridosos que realizavam milagres. Alguns relatos afirmam que foram amarrados e jogados em um despenhadeiro sob a acusação de feitiçaria e inimigos dos deuses romanos. Em outra versão, na primeira tentativa de morte, foram afogados, mas salvos por anjos. Na segunda, foram queimados, mas o fogo não lhes causou dano algum. Apedrejados na terceira vez, as pedras voltaram para trás, sem atingi-los. Por fim, morreram degolados.
Depois de mortos, apareceram materializados ajudando crianças que sofriam violências. Ao gêmeo Acta é atribuído o milagre da levitação e ao gêmeo Passio a tranqüilidade da aceitação do seu martírio. A partir do século V os milagres de cura atribuídos aos gêmeos fizeram com que passassem a ser considerados médicos, pois, quando em vida, exerciam a medicina na Síria, em Egéia e Ásia Menor, sem receber qualquer pagamento. Por isso, eram chamados de anargiros, ou seja, inimigos do dinheiro. Mais tarde, foram escolhidos patronos dos cirurgiões.
Sempre confiantes em Deus, oravam e obtinham curas fantásticas. Também foram chamados de "santos pobres". Muitos esforços foram feitos para demonstrar que Cosme e Damião não existiram de fato, que eram apenas a versão cristã dos filhos gêmeos pagãos de Zeus. Isto não é verdade, embora haja evidências de que a superstição popular muitas vezes fez supor haver em seu culto uma adaptação do costume pagão.
No Brasil, em 1530, a igreja de Igarassu, em Pernambuco, consagrou Cosme e Damião como padroeiros. No dia 27 de setembro, quando é realizada a festa aos santos gêmeos, as igrejas e os templos das religiões afro-brasileiras são enfeitados com bandeirolas e alegres desenhos.
No candomblé, são associados aos "ibejis", gêmeos amigos das crianças que teriam a capacidade de agilizar qualquer pedido que lhes fosse feito em troca de doces e guloseimas. O nome Cosme significa " o enfeitado" e Damião, "o popular".
Padroados: Farmacêuticos; Faculdades de Medicina; Barbeiros e Cabeleireiros.
Protege: Orfanatos; Creches; Doceiras; Filhos em casa; Contra hérnia e Contra a peste.
Emblema: caixa com ungüentos, frasco de remédios, folha de palmeira.

fonte: http://www.velhosamigos.com.br/datasespeciais/diacosmeedamiao.html

domingo, 20 de maio de 2012

Tudo é Passageiro

Uma gira de Umbanda é bonita de se ver.
Todos dançam e cantam, assim os seus males espantam!
Um trabalho pode ser sério, mas ter muita alegria. Mas muitos não entendem como se faz para manter a harmonia.
Só se consegue com o amor, e isso independe de religião. Amor de quem vem dar, amor de quem vem receber. Mesmo que isso, ainda para muitos, significa sofrer.
Meus irmãos, tudo é passageiro. Quando vocês encaram o sofrimento como oportunidade de aprendizado, consegue enxergar que único é o motorista, Deus.
A disciplina é feita da sinceridade e mesmo quando tudo parece estar errado, o compromisso não é abandonado. Isto é ser sincero! Na verdade, isto é ser sincero consigo mesmo, com a própria consciência. Não sejam prepotentes pensando que o não cumprimento das responsabilidades assumidas antes da reencarnação e que brotam do interior, é traição para com o Pai. Quem trai, trai a si mesmo! O Criador é inatingível e intangível!
Portanto, olhem lá para fora, e observem a natureza. Ela dança e canta com muita alegria, espantando o mal que o homem na Terra planta. Há harmonia até mesmo nas tempestades, basta contemplar as Potestades (poderes Divinos)... 
Não há nada errado no mundo! Na realidade, equivocados estão a maioria dos habitantes do mundo. Sabem aquele passageiro que se acomodou em outro lugar porque permitiu se enganar? Pois é, mas ele tem toda a viagem para poder se consertar!
Quando a tempestade invadir o seu coração, dê graças aos céus e reflita com a Mãe de todas as Leis, a Lei da Evolução.
Tudo é passageiro, único é o motorista, Deus!
Caboclo Pena Branca


=>Mensagem recebida em 09/02/08, por Mãe Vanessa Cabral - Dirigente do Templo Universalista Pena Branca (Terreiro filiado ao Centro Espiritualista Caboclo Pery)

quarta-feira, 2 de maio de 2012

DEVERES DO MÉDIUM

Muitas pessoas que sabem que tem mediunidade e tem que desenvolver, têm certa insegurança em como é que vai recebe o guia pela primeira vez.
Em primeiro lugar, a pessoa não deve que mexer com sua espiritualidade. Deixe ela agir naturalmente, e você verá que sua espiritualidade irá lhe guiar para o caminho certo.
A Umbanda não é um bicho de sete cabeças. Não tenha medo! Mas que fique bem claro as seguintes regras fundamentais de um médium iniciante ou não umbandista:

  1. No momento que a espiritualidade do médium se manisfesta, ou seja, quer desenvolver, o médium tem que estar ciente do compromisso que está fazendo;
  2. Se o médium acha que não vai conseguir cumprir com o seu compromisso, que é ir dia de sessão para desenvolver, então que peça licença para o seu povo e nao coloque a mão de ninguém na cabeça;
  3. O médium tem que ser, além de ter compromisso, tem que ser responsável;
  4. O médium tem que ter FÉ. Sem ela, o médium não é nada;
  5. O médium não pode ter cabeça fraca. Como por exemplo, achar que tudo o que ele enxerga ou sente, é espiritual. Nem sempre é!;
  6. O médium tem que ter amor às suas entidades protetoras e confiar nelas;
  7. O médium JAMAIS PODE SE PASSAR POR UM GUIA. (infelizmente isso acontece para tristeza das pessoas que buscam um auxílio sério);
  8. O médium tem que saber separar AÇÃO ESPIRITUAL  da AÇÃO MATERIAL;
  9. O médium tem que estar consciente das consequências que vai ter se fizer o mal;
  10. O médium tem que RESPEITAR suas entidades. Tratando-as como se fossem pessoas encarnadas;
  11. O médium tem que ser e/ou aprender a ser HUMILDE;
  12. O médium não tem que ter vergonha da sua religião, pois ela não faz o mal para ninguém. Levando à Deus é o que importa;
  13. O médium tem que ser pontual em dias de gira (sessão);
  14. O médium, enquanto está na corrente para receber seu guia, tem que estar com a cabeça e o coração ali, naquele momento. Jamais o médium deve estar de corpo presente numa sessão e sua cabeça preocupada com coisas materiais;
  15. E por "fim", o médium nunca deve desconfiar de uma entidade verdadeira, nem muito menos testá-la.
Isso é só um resumo sobre os deveres do médium quando entra para a Umbanda.
O resto se aprende com convivência com o pessoal da sessão e dos guias espirituais.
Axé para todos!

Escrito por Andressa Cerqueira

13 de maio

No mês de Maio chega a festa dos Pretos Velhos. Como todos sabemos, ou queremos saber, essas entidades trabalham no pé das almas. São negros escravos que sofreram muito quando encarnados na Terra.
Apesar de estarem entre o caboclo e o povo africano, são entidades de muita luz, evolução e sabedoria para muitas enfermidades.
Muitos pretos velhos têm cruza com a linha africana* e são muito feiticeiros. Eles ajudam em tudo, como: dinheiro, trabalho, saúde, espiritualidade e etc.
Dizem que, quando o médium faz coisas que o preto velho não gosta, como predominar o racismo, não ter amor pela entidade, brincar e debochar, ele fica sentido com o médium, ou seja, fica magoado, chegando ao ponto de abandoná-lo, infelizmente.
Essas entidades são muito delicadas porque, enquanto encarnados, sofreram muito, então esperam de seu médium atitudes de amor e carinho, não só com eles, mas com qualquer pessoa próxima do médium.
Eles tem paciência com pessoas idosas e adoram crianças.
Aproveitem, não só esse dia em que se comemora o dia dos Pretos Velhos, mas como todos os dias para agradecer principalmente, e depois pedir o que você quer alcançar, mas sempre respeitando essas entidades e nunca pisando nos outros para concretizar seu objetivo. Não fazendo isso, tenho certeza que os Pretos Velhos irão lhe ajudar dentro do meu merecimento.

REFERÊNCIAS:
* Linha Africana -> é uma linha na Umbanda em que é cultuada somente no sul do Brasil. Essa linha trabalha junto ao exú, podendo trazer consigo o cruzamento entre africanos e pretos velhos.

Escrito por Andressa Cerqueira