Tradutor

sábado, 12 de março de 2011

CABOCLO PENA BRANCA


CABOCLO PENA BRANCA – O IRMÃO UNIVERSAL

UM CABOCLO SEM FRONTEIRAS

Por Ras Adeagbo.penaBranca
Em 1929, o poderoso cacique Pena Branca, líder dos índios Yaqui do México, liderou uma  revolta contra a opressão e a injustiça que vitimavam o seu povo.  Desde este momento, nas terras americanas, o mito desta grande entidade nasceu.  Pena Branca é hoje um símbolo de liberdade, autenticidade e fraternidade.
Entrando em contato com muitos irmãos de cultos afro-indígenas do México, Caribe e Estados Unidos, fiz esta pergunta a mim mesmo :
-”Será nosso Caboclo Pena Branca, esta mesma entidade ou um representante dela ? “ 
Certa vez, perguntei ao irmão Alberto Salinas, curandeiro e médium de uma tradição espiritualista mexicana, quais as principais entidades que incorporavam em seu templo. O primeiro nome que ouvi foi : Pena Branca.  Em seguida, comentei que no Brasil, também incorporava um índio do mesmo nome.  Ele não se surpreendeu e disse que outros “penas” também frequentavam sua sessão de cura, nada impedindo que fossem as mesmas entidades. 
Longe dali, no Caribe, existe uma religião chamada de Vinte e Uma Divisões (ou Vinte e Uma Linhas) que é muito parecida com a nossa amada Umbanda.  Nos terreiros deste culto, trabalham destemidos espíritos de índios, pretos velhos, exus (ali chamados de candelos) e outros espíritos familiares.  Na Linha de Índio Bravo, uma das Vinte e Uma Linhas, encontramos também nosso velho amigo : Pena Branca !
Ali ele baixa, firme e elegante, dando brados e vivas imponentes.  Com ele, também incorporam Águia Branca, Índio da Paz e outros “penas” :  Pena Azul, Pena Negra, Pena Amarela, etc…    Coincidência ?
Nos estados sulistas dos Estados Unidos, existem algumas igrejas espíritas…. Coisa bem diferente, pois por fora parece um templo evangélico e por dentro um terreiro.  Os pastores são médiuns e bem íntimos com as manifestações do Mundo Invisível.
O espírito principal que chefia estas igrejas, as vezes chamadas de Igrejas Espiritualistas Africanas, é o Chefe Índio Falcão Negro. 
Quando o Chefe Falcão se manifesta, ele puxa outros companheiros das aldeias do astral, como Nuvem Vermelha, Águia Negra (nomes de chefes indígenas que existiram) e entre eles está : Pena Branca !  Mais coincidência ?
Algumas fraternidades esotéricas americanas, que cultuam os Mestres Ascencionados como Saint Germain, El Morya e outros bem conhecidos da Nova Era, conhecem um belo Mestre curador.  Ele aparece como um índio banhado em branca e luminosa luz, dando sábios conselhos e mensagens (veja uma imagem dele aqui reproduzida).  Seu nome ?  Mestre Pena Branca.  Olha ele aqui de novo….
Em algumas ilhas do Caribe existe um culto chamado Obeah, de origem africana.  Dentro dele são celebrados os mistérios dos espíritos de origem indígena taino, etnia local.  Existem muitas entidades indígenas, a maioria com comportamento muito arredio e nomes de animais, como Cobra Verde, Pantera Negra, Jaguar Dourado e etc…
Quando incorpora a Falange do Povo Alado, simbolizada pelos pássaros e morcegos, um deles tem um destaque especial.  Este espírito se apresenta sério, compenetrado, usa tabaco fortíssimo e uma pena branca na cabeça.  Como é chamado ?  Índio Pena Branca.  Pois então, novamente o encontramos.
Na Venezuela existe um culto belíssimo, semelhante em tudo com a Umbanda de nossa terra. Tem caboclo, preto velho, exu, marinheiro, Orixás e tudo de bom.  É a tradição de Maria Lionza, a Rainha Mãe da Natureza. 
Na Linha Índia, comandada pelo famoso espírito do Cacique Gaicaipuro, incorporam centenas de caboclos venezuelanos e americanos.  Eles trabalham com pemba, bebidas diversas, água, cocares, maracás e todo o aparato ameríndio.  Chegam bradando e saudando o povo, que procura semanalmente os irmandades em busca de alívio, socorro material e espiritual.
Certo dia em Bonaire, uma ilhazinha perto da Venezuela, eu participava de um culto de Lionza.  Perto do congá, estava um rapaz incorporado com um caboclo. Atento, o índio ouvia pacientemente uma velha senhora e a limpava com um maço de ervas perfumadas.  A senhora chorava muito e tremia.  No final da sessão, o semblante dela havia mudado.  Feliz, ela sentou-se no banco da assistência e orava agradecida.
Curioso, eu me aproximei e perguntei o nome da entidade que a atendeu.  A velha irmã respondeu com reverência.  Adivinhem o nome do caboclo.  Ele mesmo, o grande índio Pena Branca !
O tempo passou e a pergunta ainda batia dentro da minha cabeça. Será que é o mesmo Pena Branca ?  Terá este caboclo conhecido da Umbanda viajado tanto assim ?  Afinal, ele é mexicano, americano ou brasileiro ?   Quem, afinal, nasceu primeiro, o Pena Branca daqui ou de lá ?  Inquietações de um pesquisador, pois os afilhados e médiuns de Pena Branca não ficam, creio eu, tão preocupados com a sua origem.
Uma bela noite, em um modesto e tranquilo terreiro umbandista do interior paulista, acontecia uma gira de caboclo.
A líder do terreiro abriu o trabalho e incorporou. Seu Pena Branca estava em terra, em todo o seu esplendor e força.
Fiquei atento, lembrei-me do Caribe e pensava em tudo isso que agora escrevo aqui. 
O caboclo Pena Branca riscou seu ponto, pediu um charuto, deu algumas ordens ao cambono e olhou para onde eu estava.  Senti uma estranha energia percorrer minha espinha.  Ele continuou olhando e acenou.  Me levantei e acenei de volta.
Foi então que ele falou :
- Filho, era eu, lembra ?  Tem aí um maço de ervas bem cheiroso para mim ?
Salve Seu Pena Branca !

38 comentários:

  1. Boa Noite. Tive a oportunidade de trabalhar com um Pena Branca, é indescritível. Depois de algumas mudanças não o achei mais. Uma pena... Saudade grande deste grande guia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. CURIOSIDADE: Dizem que a falange de Pena Branca são índios de alta estrutura. Por isso que muitas vezes, ao receber essa entidade, ele demora um pouquinho para encorporar. Obrigado pelo cometario e pela visita ao meu Blog!!!! :)

      Excluir
  2. Tenho a oportunidade de tê-lo como companheiro de trabalho!!!!! Só sei que é muito forte!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ricardo bom dia, todo os seres humano tem um pouco de cada coisa, nos não fugimos o que nos foi oferecido pela força divina. So que as vezes não enxergamos a realidade da vida e não sabe o que esta perdendo.O mediu disciplinado ele esta sempre pronto a servi.O indisciplinado não tem visão de se mesmo se perde no tempo.

      Excluir
  3. Tenho muito respeito e orgulho com as entidade da Umbanda os preto velhos e caboclos. Aqui em minha cidade Governador Valadares.MG. A única casa de Umbanda respeitada é graças a Deus é a nossa, porque ela é voltada para o social com distribuição de alimentos, roupas e calçados. Temos reuniões de palestra nas segunda com passe e cura, distribuição de agua fluidificadas. Nas quinta incorporação dos preto velhos para atender e operar as pessoas doentes. somos beneficiado e protegidos pela forças dos caboclos principalmente Pena Branca e demais. Muitos irmãos do Kardeck nos procura porque sabe que aqui é pronto socorro de emergência. Louvado Seja Deus. 031....88239403

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola Gilberto, meu nome é maíra moro aqui na cidade de governador Valadares. aonde fica a casa que vc frequenta? Tenho pouco tempo que moro aqui e gostaria de conhecer alguma casa para poder frequentar. Grata Maíra

      Excluir
    2. A casa se chama Centro Espirita Umbanda Estrela do Oriente. Fica na rua 16, numero 436 - Bairro Jardim do Trevo. Reuniões todas as segundas as 19:30 e as quintas. Importante ressaltar que é uma casa seria, que busca caridade, luz e espiritualidade, nada é cobrado. O objetivo e fazer o bem e nada alem disso.

      Excluir
    3. Posso conversar com vc ???
      Porém esse horário no bairro trevo é impossíveis como faço pra entrar em contato ???

      Excluir
    4. Companheiro, sinto muito não poder te atender no momento, por motivo que o mês de novembro ate o final de dezembro estou em trabalho no serviço social agari ando alimentos para as famílias carentes do nosso bairro.Em breve entrarei em contato. Abraço

      Excluir
    5. Por favor, onde fica essa casa em Governador Valadares?

      Excluir
  4. o irmao onde fica essa casa de umbanda em valadares???

    ResponderExcluir
  5. Onde fica esta casa de umbanda em GV?

    ResponderExcluir
  6. A casa se chama Centro Espirita Umbanda Estrela do Oriente. Fica na rua 16, numero 436 - Bairro Jardim do Trevo. Reuniões todas as segundas as 19:30 e as quintas. Importante ressaltar que é uma casa seria, que busca caridade, luz e espiritualidade, nada é cobrado. O objetivo e fazer o bem e nada alem disso.

    ResponderExcluir
  7. A Fraternidade:. Eclética:. Espiritualista:. Universal REGIONAL DE GOV. VALADARES/MG:
    (Fundada em 10.03.1990-d.C.)
    Endereço:Rua Pedro Malaquias Pinto, n° 285 – Bairro Jardim Alice – Gov. Valadares/MG;
    CEP : 35.030-280.

    ResponderExcluir
  8. Caros solicitantes do endereço acima citado, é com muito prazer e honra em dizer que esta casa tem mais de 30 anos que trabalha em beneficio de todos, não importa a crença. O mais importante é a fé e os merecimento que a pessoa pode ter.O bom trabalhador é reconhecido pela suas obras. Graças as obras de Alan Kardeck que veio para brilhantar os corações de todos nos. Na caridade amor e fraternidade nos expiramos em jesus,amai uns aos outros como vos amei.Entender o que fazemos aqui na terra,o que acontece na vida apos a morte aprendemos a entender na codificação dos livros espirita.

    ResponderExcluir
  9. Quem quiser saber mais sobre espiritismo e Umbanda ler o livro tambores de angola do respeitado mediu palestrante espirita Robson Caitano de Belo Horizonte é fantástico de dar a maior noção do que é capaz os preto velho e caboclos em ajudar as casas espiritas de Kardeck. Quando o homens de boa vontade deixar sua vaidade de lado o céu abrira perante seus olhos a maravilha do mundo.Na passagem da biblia jesus pergunta cade as pessoas que te condenaram ela responde se foram senhor vá eu também não o condeno.

    ResponderExcluir
  10. Caros amigos, tenho a maior felicidade de ter descoberto o espiritismo dês de cedo. Quando tudo começou eles passaram a Conversar com comigo e se eu tivesse problema de saúde eles dava o nome do remédio a tomar.Foram desdobramento as saída do corpo fatos que ia acontecer e visões mediunicas. Agradeço a Deus o plano espiritual, por mim dar oportunidade de mim fazer mediu.

    ResponderExcluir
  11. Meus querido irmãos, nos não temos outro caminho a não ser seguir os passos de jesus. Temos todas as oportunidade do agora levar nossas vidas com responsabilidade carinho e amor. Deus não deixou nenhuma igreja e sim a escolha que queira seguir temos nosso livre arbítrio para escolher qual religião a seguir.Uns preferiu ser católico,outros evangélico e os demais espírita,umbadista,budista e assim por diante. Mais o Deus é um só.Dentro dessas doutrinas temos por obrigação selar o que nos foi oferecido. Vamos dedicar a todos os bons espíritos que samos capaz de levar o nosso cruzeiro até o fim de nossa jornada terrestre.

    ResponderExcluir
  12. Olá Boa tarde eu gostaria muito de conhecer melhor a religião, mas vejo que tenho um pequeno problema que é a questão de horário.pois moro em outra cidade, mas realmente to muito precisando de ajuda pra poder entender muitas coisas que não compreendo.

    ResponderExcluir
  13. Caro amigo bom dia,Deus nos deu o livre arbitro
    para cada um seguir o seu caminho.Temos uma variedade de religiões na terra, que prega o evangelho de jesus,a fé é o primeiro passo, boa vontade,coragem e disciplina faz parte de quem quer conhecer jesus.Exercita a tua fé. Ausculta a voz da consciência que conhece tuas necessidade primeiras a tua fé,praticando as lições de jesus, e ninguém jamais conseguira arrastar-te para as valas do desespero.Invarialmente, todo desespero é falta de fé. Westerley uma coisa eu sempre digo aos amigos porque que temos tempo e horário para as festa, viagens e não temos tempo e horário para Deus.Estamos de portas abertas para todos, seja bem vindo quando poder. Deus iluminai sua vida

    ResponderExcluir
  14. Caro amigo caso você tenha simpatia para o espiritismo, porque não ler as obra de Alan Kardec os livro dos espirito,evangélico segundo espiritismo. temos ainda jesus no lar, nosso lar estas obras vai te desperta e te dá uma noção de como se comporta perante a realidade da vida.

    ResponderExcluir
  15. Qual o telefone de contato. Preciso urgente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, poderia dizer quem é vc que esta atras de um numero de telefone, que fala que é tão urgente

      Excluir
  16. Caros amigos, eu tenho analisado durante a trajetoria de minha vida, do nascimento até hoje, eu tenho aprendido a respeitar com muito equilibro todos os ensinamento de jesus. Se estamos nesta terra chamado Brasil são oportunidade de nos redimir os erros do passado e o presente. Procuramos dedicar jesus com muito amor e carinho ele é todo em nossas vidas.Sem ele seriamos um saco vazio que não ia parar em pé.

    ResponderExcluir
  17. Ola bom dia Gilberto,estarei em GV.dia 22 deDezembro gostaria muito de conhecer a casa,ficarei somente por alguns dias ai no Brazil,sei q sao datas comemorativas,por favor me deixa saber se tera atendimento e hrarios.Desde ja meu muito obrigado!Axé!

    ResponderExcluir
  18. Gilberto, estou precisando muito de ajuda. Como posso falar com vc?

    ResponderExcluir
  19. Marcia bom dia,eu fico praticamente envolvido com trabalho filantropico, estarei nas reunião de quinta as 20.00 horas e domingo 19.00 horas no centro Marta Figner Rua Israel Pinheiro ou na segunda na rua 16 n 427 Jardim do trevo as 19.30 horas.Minha amiga quando estamos sufocado o melhor caminho sera confiar em Deus e no plano divino. procure dialogar com Deus com mais sinceridade e amor. Se for espiritual a ajuda vem de todos os lugares se for material terás que ter paciência e tolerância na vida tudo é teste. Ler mais as obra espirita e participa de estudo espirita que vc vai encontrar o seu verdadeiro caminho. Fica com Deus e tenha em sua vida fé.

    ResponderExcluir
  20. Marcia,se deseje as transformações, não apenas aceite, mas deseje que transformações positivas se operem em você.Se até hoje as coisas foram amarradas, difíceis, impossíveis, queira que uma mudança substancial lhe ocorra, esclareça os pontos obscuros. Aumente a sua grandeza de espírito,sua inteligência e as capacidade de sentir e agir, esboce um novo mundo e uma nova vida para você. Deseje ir avante, melhorar. Confie em você, em Deus e aja. Quando fizer isso, já estará havendo formidável transformação em você. Você se arranca para vitória quando se dispõe a ser melhor.Jesus disse eu sou o caminho verdade e vida. Amai uns ao outros como eu os amei

    ResponderExcluir
  21. Meus amigos procure ler o livro Umbanda Espírita Crista escrito pelo Procurador Federal Dr. Norevaldo C.M. de Souza do Rio de Janeiro,vai te esclarece varias duvidas sobre as entidades preto velho e caboclos.

    ResponderExcluir
  22. Tudo bem? O centro espirita de umbanda a que você se refere ainda esta ativo? Há algum outro em governador valadares? Gostaria de visitar e conhecer.

    ResponderExcluir
  23. Como faço para visitar e partição?

    ResponderExcluir
  24. Como fico sabendo seu endereco meu fone e 33 988938828

    ResponderExcluir
  25. Esse centro espírita da Israel pinheiro é umbandista ?

    ResponderExcluir
  26. Bom dia vcs faz ai e um centro de faz trabalho de trazer o amor de volta

    ResponderExcluir
  27. Este centro fica em governador Valadares? Se sim , gostaria do endereço.

    ResponderExcluir