Tradutor

sábado, 2 de outubro de 2010

→ HISTÓRIA DOS CABOCLOS ←

A caboclo Palavra , a VEM fazer kareuóka tupi , Que Significa da cor de cobre; acobreado . Que o Espírito se Apresenta de forma forte, com Voz e vibrante Traz como Forças da Natureza EA Sabedoria parágrafo o USO das Ervas .
A marca Mais Caracteristica da Umbanda , Uma Religião surgida no Brasil não final do Século XIX e Início do Século XX, e um de Manifestação e entidades Espirituais , Por Meio da Mediunidade de incorporação . Primeiros Os Espíritos de " baixar "nos terreiros de Umbanda FORAM aqueles conhecidos Como Caboclos e Pretos- velhos , um surgiram Seguir OUTRAS Formas de Apresentação Como em Crianças , conhecidas , variadamente , Erês Como, e Cosme Damião, Dois - Dois , Candengos , Ibejis OU Yori . Três Formas Essas , Crianças , Caboclos e Pretos- velhos , consideradas como principais serviços podem Vários PORQUE resumem Símbolos : representam , Por Exemplo , como Raças formadoras do povo brasileiro - Indígenas, negros e brancos Europeus - representam also e As Três Fases da Vida - à Criança , o Adulto EO Velho - Mostrando a Existência da dialética . Disso Além, trazem Valores arquetipais de Pureza e Alegria nd Criança , Simplicidade e Fortaleza não bis Caboclo Sabedoria e Humildade dos Pretos- velhos , mostrando o Caminho Pará Um dos Sentimentos Evolução Espiritual , faça Físico Corpo e Mente da. Com uma Expansão da Umbanda, apareceram muitas e entidades , Como OS Baianos , Boiadeiros , Marinheiros e Outras, SEM Falar de Exu, umbandista Ícone Outro grande .
A VEM caboclo Palavra do kariuóka tupi , Que Significa da cor de cobre; acobreado . A Partir VEM DAI um Relação com Os Brasileiros Índios, de tez avermelhada . ASSIM , um caboclo Passou Palavra designar uma Aquilo Que Próprio e de bugre , do indígena brasileiro de cor acobreada . Posteriormente surgiu uma Noção de caboclo mestiço de índio Como com Branco, o sertanejo . Dada ESSA Relação dos caboclos COM OS Indígenas - Nos terreiros de Umbanda e Dessa forma Que se manifestam - , e aproximando ESSE Fato AO Orixá Oxossi , Que in Africa e cultuado Como Odé , o caçador , o Senhor das Florestas, conhecedor dos Segredos das matas e dos animais Vivem Lá Que, Diz- se Que OS baixam Caboclos Que nd Umbanda São Espíritos Ligados um Oxossi. Muitos entendem somente Que Que sos e São caboclos e entidades como da Vibração de Ogum , Xangô, Iemanjá e Oxalá nao seriam propriamente , caboclos. Não entanto , ha Praia da caboclos, do mar e das ondas, das Pedreiras, das cachoeiras , dos rios , etc , cujos Elementos Mais se associam EAo Orixás Outros Que um Oxossi.
Outra Maneira de se interpretar como e entidades de Caboclo , e Como Espíritos Que se apresentam nd forma de Adultos , com forte postural UMA, de Voz vibrante , Que trazem como Forças da Natureza , Manipulando essas Energias parágrafo trabalhar NAS Questões de Saúde , Vitalidade e não Corte de Correntes Espirituais Negativas . Seu linguajar PoDE se assemelhar AO dos Indígenas, paramentados Ou não com cocares , arcos e Flechas , Machadinha e espadas . Aqui ESTAMOS Entendendo OS Caboclos de Maneira Mais Ampla , Como Símbolo de Fortaleza, do vigor da fase adulta , existindo caboclos de Oxossi , Xangô , Ogum e MESMO AQUELAS e entidades ligadas Femininos EAo orixás , Como Yemanjá , Oxum, Yansã . E Claro Que essas e entidades Últimas nao Como índias , MAS COM UMA forma tipicamente relacionada EAo SEUS Atributos . Todavía , São e entidades Que Como se apresentam Adultos .
dos Orixás Obaluaiê , Nana OU Burukum Yorimá e Os serviços podem Caboclos de Oxossi , Xangô , Ogum etc Tambem é Preciso Falar Que existem OS chamados cruzamentos vibratórios Que in UMA Entidade de Ogum , Por Exemplo , also TRAZER PoDE como Forças de Outro orixá, Como Ogum Yara Que «Além das Forças de Ogum , movimenta also como Forças dos Orixás das Águas , Iemanjá Como, Oxum etc
Vejamos alguns Exemplos de Caboclos de Oxossi : Caboclo Sete Flechas, Caboclo Folha Seca, Caboclo Pena Vermelha, Cacique das Matas, Caboclo Cobra- coral, Cabocla Jurema, Cabocla Jacyra , Caboclo Ventania, Caboclo Caçador e Outros . Na Linha de Ogum temos : Ogum de Lê, Ogum Beira-mar , Ogum Matinata , Ogum Sete Ondas, Caboclo Biritan , Ogum Mege , Ogum Sete Espadas e Mais uma plêiade de Espíritos Vem Que soluço Vibração ESSA. Entre OS caboclos de Xangô temos muitos caboclos famosos , Como Caboclo das Sete Pedreiras, Caboclo Vira -mundo (QUE VEM OU Como Xangô Oxossi ), Xangô Kao, Caboclo Pedra Branca, Caboclo da Pedra Preta etc Pará citar alguns da Linha de Oxalá , Que dificilmente baixam , temos Caboclo Ubiratan , Caboclo Girassol, Caboclo Ipojucan , Caboclo Guaracy e Caboclo Tupi. caboclos Esses, normalmente , a VEM Fazendo Cruzamento Outros vibratório com orixás, especialmente com Oxossi.Todas como e entidades de Umbanda São IMPORTANTES . Ainda Que alguns se orgulhem de Serém médiuns de caboclos renomados e tidos Como chefes de falange , O Que Que vemos e quando estao sem terreiro in Como, OS Caboclos tratam uns EAo Outros Como Iguais , mostrando Que O Que IMPORTA o E Espiritual e Trabalho, Aldeia UMA, e Feito Tudo in com e Conjunto de Planos Ordens dos Superiores . Diz ASSIM UM Ponto cantado de caboclos : Na Sua Aldeia elementos e caboclo, e Rompe - mato e mano Seu Arranca toco , Na Sua Aldeia Lá nd jurema, nao se FAZ suprema Ordem sem.
Os Caboclos ensinam also uma Coragem EA termos sermos Guerreiros nd Vida, lutando Pelo Que e justo e bom para Todos .
Quem Pará vivência o terreiro , Que HÁ Luta Anos como Espirituais batalhas, e JÁ VIU OS vencendo caboclos como Demandas dos Filhos -de-fé , afastando Negativas e entidades , tratando Doenças Que uma medicina muitas Vezes resolver nao Dando Lições de Simplicidade e humildade , Coragem Persistência e , Ouvir Lembrar MESMO OU cessos Pontos Cantados , UMA Traz sensação de alegria Que Enche o Coração, renova o animo e Nos Da uma Certeza de Que não ESTAMOS Caminho Certo . Melhor do Que QUALQUÉR Leitura Sobre caboclo e Ve - lo incorporado atendendo Quem Precisa .



Fonte: Revista Orixás, Candomblé e Umbanda - N º 02 - Ano I

Um comentário:

  1. Gostaria de obter mais o informações sobre o cabloco do vento vcs pode me ajudar neste estudo. Gratidão
    Meu eatss 051985378569

    ResponderExcluir