Tradutor

domingo, 3 de outubro de 2010

A LENDA DO CABOCLO PARAGUASSU - Frank Oliveira


Conta a lenda, que uma Menininha da Tribo da Umbanda estava perdida por essas matas da vida, quando surgiu um Caboclo para lhe ajudar:

- Meu nome é Paraguassu! - disse o Caboclo - E eu vou te guiar!

A menininha ficou feliz, pois sabia que o Caboclo Paraguassu era um guia experiente que vivia nas florestas e que ao lado dele, estaria protegida de qualquer perigo, porém, a medida que ela lembrava disso, recordou também as vozes distantes da tradição da sua tribo que dizia: "mulher nenhuma pode ser guiada pelo Caboclo Paraguassu! Só homens são merecedores dessa honra"

Então, a Menininha ficou confusa. De certo, estava perdida; mas se nenhuma mulher tinha sido escolhida por aquele caboclo até então, ela só poderia estar caindo nas garras do Caboclo Curupira, que desejava roubar-lhe a alma, fazendo-se passar pelo Caboclo dos caboclos.

Nesse momento, Paraguassu desapareceu, e a Menininha continuou perdida, e assim ficaria, talvez por toda a sua vida, mas o Caboclo reapareceu, mais adiante, e tornou a se apresentar:

- Meu nome é Paraguassu! - disse novamente o Caboclo - Não tenha dúvidas, se eu apareci para ti; é que Eu sou o Caboclo que vou te guiar!

Ela, então, percebeu o quanto tola estava sendo por duvidar da sua experiência e só levar em consideração a tradição. O conhecimento evolui, assim como tudo na natureza; e o que vale para uma geração, talvez não sirva mais para quem vem depois.

- Os tempos são outros - foi lhe dizendo o Caboclo - E os caboclos da Floresta Eterna não escolhem quem eles devem guiar pelo corpo que os seus filhos usam; e sim pela pena fincada em seu coração. E a sua pena, filha querida, tem a cor roxa da nobreza e do respeito.

A Menininha, então, foi levada de volta a sua tribo, e lá chegando, foi logo contando a todos, o que tinha ocorrido; porém, seus familiares e amigos e todas as pessoas da sua tribo receberam a revelação com desconfiança. Ela era muito nova para ser guiada por aquele Caboclo Encantado, e além disso, ele só aparecia para os grandes homens.

Diante daquela confusão; o Pajé chamou toda a tribo e anunciou:

- Acalmem os seus corações, pois o que essa menina diz é verdade! - todos olhavam incrédulos, mas o Chefe da Tribo tinha a voz da razão - O próprio Paraguassu veio me contar e todos sabem, que é esse Caboclo que sempre me guia, bem à frente das minhas trilhas. A floresta escolheu essa menina para nos lembrar que devemos ser sempre como o bambu para a evolução dos tempos não nos quebrar. A tradição é importante, mais muito mais relevante são as vozes de nossos corações através da experiência individual. Somos todos Filhos de Tupã e o nosso mérito nessa amada escola não é dado pelo corpo que vestimos e sim pela alma que o veste. Portanto, meus filhos e amigos, preparam-se para as mudanças que já estão ocorrendo dentro de vocês mesmos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário